8- Como eleborar e escrever Projetos / Profº. Pós Dr. Geraldo Tadeu Rezende Silveira - PUC Minas
HORTA E COMPOSTAGEM
Com vistas a realizar atendimento mais amplo e eficiente às escolas interessadas na criação de hortas escolares e compostagem, SMED e SUSAN (Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional) construíram um plano de ação pautado nas seguintes atribuições e procedimentos:
Cabe às ESCOLAS MUNICIPAIS definir e apoiar os educadores responsáveis pela horta, compostagem, agrofloresta e quaisquer outros sistemas agroecológicos, investindo para que prosperem e superem os desafios inerentes a essas atividades. Os educadores são entendidos como polinizadores e devem envolver o maior número de atores na busca do sucesso e perenidade dessas ações na escola. É de responsabilidade da escola providenciar: ferramentas, capina, canteiros, terra, plantio e manutenção.
Cabe à SUSAN realizar as formações dos educadores; prestar atendimento técnico e fornecer mudas e adubos para a criação e manutenção das hortas.
É de responsabilidade da SMED realizar os agendamentos; receber as demandas das escolas e encaminhá- las à SUSAN; desenvolver o acompanhamento pedagógico.
PARA PARTICIPAR DO PROJETO HORTAS E COMPOSTAGEM O PRIMEIRO PASSO É REALIZAR O CREDENCIAMENTO.
CLIQUE ABAIXO
ATENÇÃO: O credenciamento de 2020 está aberto até 30 abril e somente as escolas cadastradas serão atendidas.
Curso “Gestão de Hortas Pedagógicas” promovido pelo Ministério da Cidadania em parceria com a EMBRAPA
Somente as escolas cadastradas serão atendidas.
Somente as escolas cadastradas serão atendidas.
SUA INSTITUIÇÃO ESTÁ COM ALGUM PROBLEMA OU DÚVIDA TÉCNICA RELACIONADO À HORTA/COMPOSTAGEM? VOCÊ PODE DESCREVER O PROBLEMA OU AGENDAR UMA VISITA PARA ORIENTAÇÃO AGRONÔMICA.
Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, situada na "Casa Amarela", no Parque das Mangabeiras, é um ambiente controlado para realizar a criação destes insetos conhecidos no meio como "amigos naturais" por realizarem de forma biologicamente correta, sem uso de agrotóxicos, o controle de outros organismos que atacam hortas, plantas em quintais, jardins e árvores. Sua liberação, sobretudo na fase de larva, proporciona a manutenção da biodiversidade e a proteção da vida humana por meio do fomento de sistemas mais equilibrados e sustentáveis.