MATERIAL PEDAGÓGICO - COLETA SELETIVA

-O destino dos materiais recicláveis

Material de apoio da SLU

Treinamento  para implantação de coleta seletiva - Etapas de planejamento

- Orientações para implantação da coleta seletiva

Planejamento e de acordo da direção escolar

Quizz da Coleta Seletiva

Brincadeira de perguntas e respostas para fixar o conhecimento.

eCycle
Site que indica onde descartar todos os tipos de resíduos. Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você.

- Jogo da Memória do Lixo

Material elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Vídeo: Lixo, responsabilidade de cada um

Os atuais modelos de consumo da sociedade tem gerado problemas ambientais de ordem global, quando se leva em conta o excesso de resíduos sólidos que devem ser tratados e dispostos novamente ao ambiente. Nesse sentido, muito se tem feito e discutido sobre nossa atitude para diminuir a problemática causada pelo consumo indiscriminado de materiais. Propostas concretas de ação devem considerar o Principio dos 3 "R" (Redução, Reutilização e Reciclagem) e, para tal, este vídeo vem reforçar essa idéia com exemplos reais que podem ser tomados no nosso cotidiano.

Produtora: Seção de Audiovisual - CDCC/USP

Tempo: 10 minutos

- Vídeo: A história das coisas

Documentário dublado de 20 minutos que fala sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto negativo que esse consumo causa no meio ambiente. Apresentando Annie Leonard, The Story of Stuff mostra de uma maneira didática e clara  todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda, compra e falsa ideia de necessidade, até o momento de descarte e poluição

- Atividades sobre Consumo Consciente

Material disponível na internet, produzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro contém diversas atividades de conscientização e práticas sobre o consumo.

- Cartilha: Coleta Seletiva

Esta cartilha pretende transmitir conceitos básicos sobre a coleta seletiva e despertar a sociedade para o processo de geração de trabalho e renda necessário nesta ação. Deve-se desconsiderar os endereços e contatos, pois estão desatualizados.

- Cartilha: Ambientação

O Programa Ambientação atua nas linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”. Nelas são desenvolvidas campanhas e ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida com ações simples e esforço coletivo.

RECÓLEO é empresa licenciada que realiza a coleta e reciclagem de óleo vegetal. Oferece recipiente adequado para coleta e recebe visitas orientadas.

- Livro: Nosso lixo de cada dia

Trata-se de publicação ilustrada de maneira lúdica que aborda os problemas relacionados ao lixo, os animais presentes no lixo, e as doenças transmitidas por eles, a coleta seletiva e a regra dos 3Rs, os aspectos ligados às embalagens, a compostagem e a disposição adequada do lixo em aterros sanitários.

E-mile é especializada na destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletroeletrônicos, englobando desde a coleta, transporte, triagem, desmontagem, descaracterização, classificação dos resíduos eletroeletrônicos com a conseqüente destruição de dados, com objetivo de reciclagem dos componentes.

capa cartilha.png

Coleta Seletiva nas escolas -passo a passo ferramenta prática e útil, que ajuda os educadores a implantar a coleta seletiva na comunidade
escolar e fortalecer o movimento de preservação do nosso planeta para as
gerações futuras.

cataki.png

O aplicativo Cataki é uma plataforma digital desenvolvida para aproximar pessoas com consciência ambiental e catadores de materiais recicláveis. Disponível de forma gratuita para celulares iPhone (iOS) e Android, a ferramenta mapeia as áreas de atuação e oferece o contato dos catadores mais próximos da localização atual do usuário. Pelo app, é possível consultar biografia, foto de perfil, telefone de contato e o tipo de material que o profissional recolhe.

- Caderno de Atividades - Projeto Izidora -

Bacias hidrográficas

Resíduos Sólidos

Esta publicação é uma síntese das metodologias desenvolvidas pelo Projeto Izidora no ano de 2017 para o trabalho em escolas na bacia do Ribeirão Izidora, com foco de atuação na gestão compartilhada dos resíduos sólidos visando à revitalização da região do Izidora e à promoção da  saúde coletiva das  comunidades.

-Materiais educativos - ArcelorMittal de Meio Ambiente 2018 -

OS 3 Rs NO MEU DIA A DIA

Com material do aluno e guia do educador há atividades para estudantes do 1o ao 9o ano

3 rs.png